Telefone

(22) 2796-6122

E-mail

redepetro-bc@redepetro-bc.com.br

Endereço

Estrada Virgem Santa 657, Botafogo, Macaé(RJ)

IADC une esforços para melhorar a indústria de produção e perfuração de petróleo

A Rede Petro-BC realizou, na noite da última terça-feria (21), mais um webinar, dessa vez com a participação especial de Heitor Gioppo, Chairman do IADC/Diretor Executivo e de Perfuração na Ocyan e do Secretário Executivo do IADC, Leandro Luzone. Os convidados apresentaram o panorama do mercado de sondas, o status do mercado atual e as perspectivas para 2022.

Em um primeiro momento o IADC BRAZIL CHAPTER foi apresentado num breve resumo de sua trajetória nos quase 28 anos de fundação, ressaltando a importância do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, da cidade de Macaé (onde encontra-se sediado o único capítulo da associação localizado na América do Sul), no cenário mundial da indústria de produção e perfuração de petróleo.

Ao longo de sua trajetória no nosso país, o IADC vem desempenhando seu papel estratégico de catalizador da indústria onshore e offshore, sendo referência nas áreas técnicas e de operações, junto às operadoras (IOC’S) e na área de saúde, segurança e meio-ambiente (HSE), buscando sempre resultados positivos.

Foi abordado também o fato de que, além da grande importância do seu papel técnico e operacional, o IADC tem reconhecimento de órgãos e entidades públicas, em diversas esferas do poder e, juntos às instituições parceiras como a própria Rede Petro-BC, une esforços para melhoria da indústria como um todo. Leandro Luzone citou a importância desse momento de repensar Macaé e enfatizou que o IADC apoia a transição da cidade para um papel de referência de produção de energia.  

Leandro ressaltou também a visão do IADC em valorização da responsabilidade social, apoiando instituições carentes e filantrópicas, através de doações e incentivando o trabalho de desenvolvimento estudantil, aproximando universitários das empresas do setor de petróleo. Por fim, apresentou a estrutura da associação no Brasil e citou algumas de suas empresas associadas, num total de 10 multinacionais de perfuração e outros 45 membros, que são empresas não perfuradoras, mas que, de alguma forma, contribuem para a cadeia de perfuração.

Na sequência, Heitor Gioppo, Chairman do IADC BRAZIL, apresentou um panorama do mercado de perfuração, baseado em gráficos feitos por diversos analistas de mercado. Observando curvas de consumo e de produção ao redor do mundo, afirmou não vislumbrar, para os próximos quatro (4) anos, nenhum aumento significativo no valor do petróleo no mercado, devido ao momento vigente de recuperação da indústria após a crise enfrentada desde 2015. “A gente vê um crescimento muito bom, mas um crescimento gradual, substancial e constante em termos globais da indústria”, afirmou Gioppo.

Segundo ele, no cenário da América Latina, o Brasil continua a ser um dos países com maior atividade dentro do mercado, devendo liderar os investimentos de todas as indústrias nos próximos anos, sendo que a Petrobras irá continuar a ser o grande player no Brasil, representando 60% do montante dos investimentos previstos.

Para finalizar, os representantes do IADC responderam perguntas dos participantes, esclareceram dúvidas dos associados e convidados da Rede Petro-BC e disponibilizaram seus canais de comunicação para aqueles que quiserem entrar em contato e aprofundar conhecimento.

www.iadc-brazil.org

www.linkedin.com/company/iadc-brazil-chapter

www.youtube.com/channel/iadc-brazil-chapter

www.facebook.com/iadcbrazil