A reunião do Comitê Gestor da Rede Petro-BC foi realizada no último dia 06 de maio e contou com a participação do secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Anabal Santos Júnior. No encontro também foram abordados o cenário do setor de Petróleo, a conjuntura econômica, as projeções internacionais e as notícias que geram oportunidades de novos negócios.
“Nosso objetivo é conhecer as variáveis econômicas que podem afetar as decisões empresariais, entender um pouco as projeções internacionais, o desafio da economia brasileira que é uma retomada mais lenta e desigual, o índice de confiança do empresariado está em queda nos últimos anos, ou seja, se o empresário tem uma confiança menor não vai investir. Temos endividamento crescendo e a receita diminuindo.” disse Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro-BC.
Novas oportunidades de negócios também foram apresentadas durante o encontro, como as novas empresas que podem aportar na região e a importância do acompanhamento, a retirada das plataformas do campo de Cação e o contrato da Baker com a Petrobras, novas oportunidades de gás natural e as obras da GNA II que está em processo de audiência pública.
O secretário executivo da ABPIP, Anabal Santos Júnior, agradeceu o convite para participar do encontro, apresentou a estrutura e parabenizou pela qualidade da reunião. “O setor de petróleo tem oportunidades de gerar muitos negócios. Hoje, em Mossoró, nós temos emprego, embora a cidade tenha sido afetada pela crise. Atualmente há 17 operadoras atuando na localidade. A ABPIP foi criada em 2007 para defender as empresas independentes. O Brasil poderia ter incorporado novas empresas. Temos uma preocupação com a celeridade, e temos associados operadores e fornecedores. Queremos gerar valor para todos”, concluiu Anabal em sua apresentação.
O objetivo da apresentação da ABPIP foi conhecer possibilidades de negócios que possam existir entre os associados da Rede Petro-BC e da própria ABPIP. Já que, atualmente, a Rede Petro-BC capta a demanda e a distribui no grupo de associados. Sendo demandas oriundas de todos os lugares. “Somente neste primeiro quadrimestre de 2021, foram 37 demandas que geraram cerca de 600 mil reais em negócios entre os 93 associados. O único foco é a geração de negócios”, destacou Glauco Nader.
Novos associados
As novas empresas associadas à Rede Petro-BC são AJVC Assessoria Empresarial e JN Consultoria e Serviços.
A AJVC Assessoria Empresarial foi representada pelo sócio proprietário, Charles Leitão Ramos. “Nosso trabalho é assessorar projetos, detalhes que envolvem planos de manutenção, padrão de gerenciamento de processos e serviços que envolvem engenharia. Trabalhamos com garantia da qualidade, produtos e serviços com foco em produtividade” disse Charles na apresentação.
A JN Consultoria e Serviços, participou da reunião representada pelos sócios José Walmir Dias e Natália Dias. “A JN é uma empresa de consultoria em soluções de óleo e gás, na área de campos maduros, comissionamentos e atua no ramo da construção civil, especializada no acompanhamento de obras. É um prazer fazer parte, oficialmente, da Rede Petro-BC”, destacou José Walmir.
Eventos
OTC Houston – será remota e presencial. A STE é patrocinadora e custará R$180 dólares para os 4 dias.
A Rio Oil & Gas foi adiada para o próximo ano, 2022.