Rede Petro - BC Gerando Oportunidades de Negócios

News
06/12/2018 Reunião de fechamento da Rede Petro - Bacia de Campos comemora os seus 15 anos de atuação

A Rede Petro – Bacia de Campos promoveu nessa última terça-feira (04), no auditório do SESI/Macaé, a reunião de encerramento das atividades de 2018 com o apoio das empresas instituidoras, FIRJAN, SEBRAE, Petrobras e Associação Comercial de Macaé (ACIM), com o intuito de comemorar os 15 anos da organização, apresentando ao empresariado da cidade e região, todas as atividades realizadas no ano de 2018 e, com isso, as perspectivas para 2019.


A reunião foi iniciada por um dos coordenadores da organização, o sr. Glauco Nader que, de forma contundente, apresentou as ações executadas ao longo do ano, sendo essas: o Planejamento Estratégico, projeto que consistiu em visar as melhores formas de se trabalhar mediante aos negócios pelos próximos 18 meses subsequentes, os eventos que a Rede Petro promoveu e participou durante o ano, como apoio à aprovação do Repetro, Repensar Macaé, Seminários sobre Descomissionamento de Campos Offshore, Concessão do aeroporto de Macaé, Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), entre outros assuntos.


Além disso, em outro momento, abordou ainda as necessidades de fortalecimento das relações entre as organizações da cadeia de óleo, gás e energia do estado do RJ, as formas das empresas se associarem à Rede Petro, as novas empresas que se associaram recentemente, quais mídias sociais a organização possui e como acessá-las, as perspectivas para 2019, sendo o principal desafio, atingir novos mercados com a retomada prevista para o ano seguinte e, por fim, convidou ao palco os representantes das empresas Adail Costa Assessoria Contábil e RT LEA, para serem homenageadas pelos mais de 10 anos de associação à Rede Petro, o que é de grande satisfação para a organização toda essa parceria e, em seguida, chamou também o secretário executivo da ABESpetro, Gilson Coelho, pela aliança acerca de todo esse cenário.


Em seguida, foi a vez do Gerente Geral das Operações da Petrobras na Bacia de Campos, o sr. Marco Guerra, abordar não só as perspectivas com a retomada prevista, mas, também, questões como: a importância da Bacia de Santos; os pontos positivos e negativos nas diferenças entre investir e descomissionar plataformas; o poder de influência da Bacia de Campos, visto que possui 53 plataformas, sendo 49 no RJ e, 4, no Espírito Santo; estrutura portuária, aeroportos das cidades de Macaé, Campos e região; ciclo de vida de um campo

e, como assuntos principais, a maximização do valor da Bacia de Campos que representa 50% da produção nacional; 5 concessões com vida estendida e 10 sendo pleiteadas; previsão de entrada e saída de plataformas; Plano de Desenvolvimento que é aprovado pela ANP mediante aos processos de descomissionamento e desinvestimento e, os seus desafios, já que estimam-se 17 plataformas nos próximos anos e 300 poços a serem abandonados.


Em sequência dando continuidade à reunião, o responsável pela Brasil Offshore, sr. Daniel Pereira, falou da importância dessa grande feira e dos benefícios de expor empresas através da mesma, levantou as expectativas para 2019 sob a indústria e tecnologia ligadas à indústria 4.0 e toda sua revolução e inovação e, além disso, Daniel convidou ao palco o presidente da ACIM, sr. Antônio Severino, para falar sobre a ideia de se criar uma área de exposição para interações aos que desejam expor suas empresas, mas não possuem verbas disponíveis.


E, por fim, o consultor da Society of Petroleum Enginneers, sr. Mauro Destri mediou as perguntas elaboradas pelos empresários presentes à serem respondidas pelo Guerra.


Texto e fotos: Alex Maia. 

Developed by NPI Brasil

Rede Petro - BC
redepetro-bc@redepetro-bc.com.br - (22) 2796-6122
Estrada Virgem Santa, 657 - SENAI
Botafogo, Macaé - RJ - 27946-830