Rede Petro - BC Gerando Oportunidades de Negócios

Notícias
06/01/2017 Rede Petro – BC realiza primeira reunião do ano apresentando expectativas para 2017

  Durante a primeira reunião do Comitê Gestor da Rede Petro – BC de 2017, o assunto não poderia ser outro, a não ser a perspectiva para este ano no setor de petróleo e gás, partindo da análise feita sobre o ano passado. Glauco Nader, um dos coordenadores da Rede Petro – Bc e Sócio-Diretor da Dinamus Consultoria, realizou uma apresentação intitulada “Cenário de Petróleo e Gás e Novas Oportunidades de Negócios”, para mostrar aos empresários que rumo tomar para que as empresas continuem crescendo na região da Bacia de Campos.

  A discussão iniciou com a boa notícia de que ano de 2017 começou bem, com o preço do barril de petróleo podendo chegar a 60 dólares. Isso é resultado do acordo da Opep, no qual onze países produtores que não fazem parte do cartel, decidiram cortar sua produção nesse mês. Em janeiro de 2016, o preço do barril de petróleo era cerca de 23 dólares, bem abaixo do atual.

  A situação da Bacia de Campos foi exposta, tomando como base a apresentação feita pela diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, em dezembro do ano passado aqui em Macaé. A partir da visualização da queda no volume de contratos e consequentemente da diminuição do mercado, foi levantada a discussão sobre os novos horizontes que devem ser explorados pelas empresas do mercado.

 Uma das respostas pode estar na abertura de um outro mercado: o de descomissionamento. Ação que só foi feita uma única vez no Brasil, e que por isso podemos encontrar dificuldades no início. A Petrobras prevê a desativação de 12 plataformas para os próximos anos na Bacia de Campos, e as empresas precisam estudar sobre o assunto e buscar maneiras de se realizar o processo de descomissionamento. Outras soluções apresentadas para as empresas foram: rever a estrutura de custos, adaptar a proposta à necessidade do cliente, e estudar novos mercados, estruturando estratégias de marketing e estratégias comerciais para poder alcança-los de maneira mais eficaz.

  O assunto do descomissionamento está nos planos da Rede Petro – BC para 2017, que irá agendar uma apresentação sobre o processo.  A Nova Estrutura de Contratação da Petrobras também está nos planos de apresentações da organização, bem como uma apresentação sobre as Modificações no Processo da Cadastramento da Petrobras e da Petronect, prevista para o mês de março.  

  Dentre as ações da Rede Petro – BC para este ano, está inclusa também a ideia de convidar operadoras listadas abaixo para reuniões a cada dois meses:

·         Chevron

·         Total

·         Shell

·         Queiroz Galvão E&P

·         Karoon

·         Statoil

 

Novos associados

 

  Ainda na primeira reunião do Comitê Gestor do ano, foram apresentados os novos associados da Rede Petro – BC. São eles:

·         Distribuidora Sued Offshore (Distribuição de materiais para uso médico, hospitalar e laboratórios)

·         GT – Gerenciamento e Treinamento Ltda (Treinamentos em seguranças, NR’s, estudos de análise de risco, sistemas de gestão de segurança)

·         Haddad e Batista Serviços e Manutenção de Equipamentos Ltda (Manutenção Industrial, limpeza de equipamentos e tubulações)

·         Proseals Filtros e Vedações Ltda (Artigos para vedação, centrifugadores, separadores e purificadores, instrumentos para medicação e controle de pressão, temperatura e umidade)

·         Sermic Serv. Eletric. Refr. Manut. e Inst. Ltda (instalação e manutenção de ar-condicionado e sistema de refrigeração, manutenção de torres de resfriamento e instalação predial).



 

Desenvolvido por NPI Brasil

Rede Petro - BC
redepetro-bc@redepetro-bc.com.br - (22) 2796-6122
Estrada Virgem Santa, 657 - SENAI
Botafogo, Macaé - RJ - 27946-830