Rede Petro - BC Gerando Oportunidades de Negócios

Notícias
28/03/2018 Projeto "Repensar Macaé" discute novas oportunidades para o município

  Pensar novas maneiras de fazer negócio e de atrair mais investimentos para a região foi o que levou empresários e formadores de opinião ao evento "Repensar Macaé", realizado nesta terça-feira (27) no Royal Palace Macaé Hotel. Segundo as instituições representativas do comércio, indústria, turismo e serviços do município, organizadoras do evento, "o objetivo é iniciar um trabalho no qual possamos unir diversos setores para que aconteça uma sinergia entre eles". 


  O evento reuniu apresentações de representantes da Petrobras, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESpetro) e do Sebrae-RJ. 


  "Esse evento mostra a importância de unir para construir", disse Gilson Coelho, secretário executivo da ABESPetro. Em uma apresentação otimista, o palestrante apresentou o cenário de oportunidades que está surgindo a pós a retomada dos leilões. Segundo ele, a retomada do setor de petróleo e gás pode recuperar milhares de empregos até 2022. 


  Sebastião Martins, gerente do ativo de produção Centro-Sul da Petrobras, ressaltou a importância da Bacia de Campos e de Macaé para a indústria do petróleo. Durante a apresentação sobre as perspectivas e demandas do mercado na região, o gerente afirmou que "o ciclo econômico já começou a rodar", referindo-se ao o início das atividades sísmicas nos blocos marítimos adquiridos pela estatal em parceria com a Exxon Mobil no ano passado, durante a 14ª Rodada de Licitações da ANP. 


  Entre os projetos da Petrobras para o futuro está a maximização do valor da Bacia de Campos, com investimento previsto de US$18,9 bilhões entre 2018 e 2022. A parceria com a norueguesa Statoil no campo de Roncador também foi citada por Sebastião Martins como uma ação importante para o prolongamento da vida útil dos campos da principal área petrolífera explorada no território brasileiro. "Nós temos uma bacia muito promissora e uma cidade com uma enorme capacidade. Macaé tem um futuro brilhante", ressaltou Martins.  


  O potencial macaense também foi abordado pelo consultor do Sebrae-RJ, Flávio Gueiros. Com uma apresentação voltada para o turismo local, Gueiros afirmou que Macaé é um destino que tem a possibilidade de explorar vários caminhos. Ele destacou ainda a importância da união dos diversos setores da economia local para o crescimento do município.  


  O "Repensar Macaé" é um exemplo disto. O evento foi possível devido à união das instituições: Rede Petro – Bacia de Campos, Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Macaé Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal da FIRJAN, SEBRAE, International Association of Drilling Contractors (IADC Brazil) e Society of Petroleum Engineers (SPE). 

Desenvolvido por NPI Brasil

Rede Petro - BC
redepetro-bc@redepetro-bc.com.br - (22) 2796-6122
Estrada Virgem Santa, 657 - SENAI
Botafogo, Macaé - RJ - 27946-830