Rede Petro - BC Gerando Oportunidades de Negócios

Notícias
06/11/2018 2º Seminário de Descomissionamento reúne mais de 150 empresários de Macaé e região

A Rede Petro – BC com apoio da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (Society of Petroleum Engineers), SEBRAE, Sistema FIRJAN e Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), realizou na última quarta-feira (31), no Sesi/Macaé, o 2º Seminário sobre o “Descomissionamento de plataformas – De um sistema submarino”, com a presença de mais de 150 empresários.


Participaram desse momento oportuno ministrando palestras significativas, o Gerente de Descomissionamento da Petrobras, Eduardo Zacaron; o Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marcelo Mafra Borges de Macedo, o Prof. Dr. Marcelo Igor, da COPPE UFRJ, além de outros representantes de empresas especialistas em instalações submarinas.


O Seminário foi aberto com o Zacaron apresentando as principais bacias petrolíferas do país e suas respectivas unidades de produção, tendo quase 30 anos de atividade e, explicou sobre alguns projetos da Petrobras de Descomissionamento que estão em andamento.


Em seguida, Mafra abordou quão necessária é a regulamentação quanto à complexidade sobre o Descomissionamento, em vigor desde 2006.


Segundo Mauro Destri, “Diferentemente do 1º Seminário que consistiu em abordar as questões deste novo mercado no país e suas oportunidades de negócios e sanar as dúvidas do empresariado de Macaé e região, esse 2º, por sua vez, busca despertar a atenção necessária para as instalações submarinas, que necessitarão de uma força maior através dos órgãos reguladores das empresas, quanto a preservação mediante às causas ambientais acerca desse cenário”.


Em sequência, alguns outros representantes de empresas especialistas em instalações submarinas contribuíram elucidando o cenário atual e explicando como se encontra o passo a passo referente às atividades de Descomissionamento. E, por fim, alguns empresários fizeram perguntas para sanarem algumas dúvidas e para ficarem, cada vez mais, por

dentro de todo esse processo que é extenso, mas que será muito benéfico no Brasil, gerando novos empregos e, também, rendas.


Texto e fotos: Alex Maia. 

Desenvolvido por NPI Brasil

Rede Petro - BC
redepetro-bc@redepetro-bc.com.br - (22) 2796-6122
Estrada Virgem Santa, 657 - SENAI
Botafogo, Macaé - RJ - 27946-830